Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
terrorismo

Alemanha alerta sobre risco de ataques ao transporte de Istambul

Ofensiva turca aos curdos no Iraque pode provocar respostar do Partido dos Trabalhadores do Curdistão

O ministério das Relações Exteriores da Alemanha alertou ontem sobre possíveis ataques à rede de metrô e a paradas de ônibus de Istambul, poucos dias depois do governo turco intensificar os ataques às milícias curdas no norte do Iraque e ao grupo radical Estado Islâmico (EI) na Síria.

“Pode haver um aumento das atividades do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão)”, afirmou o ministério em seu site. “Além disso, há indicações de possíveis ataques na rede de metrô e em pontos de ônibus em Istambul”.

Ontem, as forças de segurança turcas prenderam 1.302 pessoas em 39 províncias, sob suspeita de serem simpatizantes da guerrilha curda PKK, de grupos marxistas e do EI.

O partido da esquerda HDP, pró-curdos, afirmou que a operação é dirigida a suas bases. O partido diz ainda que o principal alvo da ofensiva militar turca iniciada na sexta-feira da semana passada é o PKK e não o Estado Islâmico. Este último ponto foi confirmado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, que na terça-feira ressaltou que o tema principal levado à reunião da Otan em Bruxelas era a campanha contra a guerrilha curda.

A Turquia já sente os efeitos da crise no turismo: o número de visitantes estrangeiros no país caiu 2,25% nos primeiros seis meses do ano, para 14,89 milhões de pessoas, segundo o Ministério do Turismo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.