Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discurso em Munique

Alemanha diz que EUA perdeu liderança mundial e que Europa não pode importar “guerras culturais” de Trump

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em discurso na Conferência de Segurança de Munique (Foto: RONALD WITTEK/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

Em discurso na Conferência de Segurança de Munique, que está sendo realizada até domingo (15) na cidade alemã, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, alfinetou os Estados Unidos, mas também pediu cooperação com Washington contra inimigos em comum.

Segundo informações da CNN, Merz afirmou que “uma divisão se abriu entre a Europa e os Estados Unidos”, em meio às tensões devido à ideia do presidente americano, Donald Trump, de anexar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.

“A pretensão dos Estados Unidos à liderança [mundial] foi contestada e possivelmente perdida”, disse o chanceler, no ponto mais contundente do seu pronunciamento.

Merz afirmou que “as guerras culturais do MAGA nos EUA não são nossas”, citando a sigla em inglês para Faça a América Grande Novamente, bordão de Trump e seus apoiadores.

“A liberdade de expressão, aqui [na Alemanha], termina onde as palavras proferidas são dirigidas contra a dignidade humana e nossos princípios fundamentais”, acrescentou o chanceler alemão, numa referência aos desentendimentos com os EUA a respeito das medidas europeias de regulação de redes sociais.

Entretanto, Merz baixou o tom ao dizer que Washington também precisa da ajuda da Europa. “Na era da rivalidade entre grandes potências, nem mesmo os Estados Unidos serão fortes o suficiente para seguir sozinhos”, alegou. “Caros amigos, fazer parte da Otan não é apenas uma vantagem competitiva para a Europa, mas também para os Estados Unidos.”

Em janeiro, Trump anunciou que iria aplicar tarifas sobre importações de oito países europeus (entre eles a Alemanha) que se opõem ao seu plano de anexação americana da Groenlândia.

Dias depois, Trump disse que Washington e a Otan combinaram a “estrutura” de um acordo a respeito da Groenlândia, mas sem detalhar como seria esse compromisso.

Por essa razão, o republicano suspendeu as tarifas que seriam aplicadas a partir de fevereiro. A UE também suspendeu por ora os planos de uma “bazuca comercial” em resposta a Washington.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.