• Carregando...
navalny envenenado
Líder da oposição russa, Alexei Navalny faz um discurso durante uma manifestação em Moscou| Foto: Yuri KADOBNOV/AFP

Alexei Navalny, mais proeminente crítico de Vladimir Putin, "muito provavelmente" foi envenenado, disse um porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel, nesta segunda-feira (24). O opositor foi transferido para um hospital em Berlim no sábado, depois de ter passado mal durante um voo e ter sido internado às pressas em um hospital de Omsk, na região da Sibéria.

Os médicos russos que o atenderam disseram que Navalny não tinha sido envenenado, negando as alegações de que uma substância tóxica poderia ter sido colocada no chá que ele tomou no aeroporto de Tomsk antes da decolagem do avião que o levaria para Moscou. As autoridades do hospital de Omsk também estavam barrando a transferência de Navalny para a Alemanha, mas os médicos eventualmente permitiram que ele fosse levado para fora da Rússia.

O hospital alemão Charité divulgou um comunicado confirmando o envenenamento e dizendo que os exames médicos indicam que Navalny provavelmente foi envenenado com um "inibidor da colinesterase", embora ainda não saiba precisar qual substância tóxica. "O efeito do veneno - ou seja, a inibição da colinesterase no corpo - foi confirmado por vários testes em laboratórios independentes".

O hospital disse também que ele permanece em coma, mas que "não há grave perigo para sua vida". O opositor de Putin está sendo tratado com atropina, o mesmo medicamente usado para tratar Sergei Skripal, ex-espião russo envenenado com Novichok em 2018.

"O prognóstico de Alexei Navalny permanece incerto; a possibilidade de efeitos a longo prazo, particularmente aqueles que afetam o sistema nervoso, não podem ser excluídos", disse o hospital em comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]