• Carregando...
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHER NEUNDORF

Nesta terça-feira (19), a Alemanha foi palco de uma operação significativa contra o terrorismo, que resultou na prisão de dois indivíduos, cidadãos afegãos, acusados de terem planejado um ataque armado contra o Parlamento da Suécia.

Segundo informações da CNN, as autoridades alemãs, agindo com base em informações fornecidas pelo Gabinete do Procurador-Geral Federal alemão, detiveram os suspeitos perto da cidade de Gera, na região central da Turíngia.

Um dos detidos é suspeito de ser membro do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), enquanto o outro é considerado um apoiador da organização terrorista. Segundo o procurador-geral federal, os suspeitos receberam instruções para realizar um ataque planejado em 2023 contra o Parlamento sueco, que seria uma retaliação do EI pelos alcorões queimados na Suécia e em outros países escandinavos na época.

Os detidos, que tinham também policiais entre seus alvos, fizeram “preparações concretas” para o ataque terrorista e tentaram, sem sucesso, adquirir armas, conforme veiculou a CNN. Eles também pesquisaram as condições locais na capital sueca, Estocolmo, onde o ataque deveria ocorrer. Além disso, os indivíduos coletaram doações no valor de cerca de 2 mil euros para enviar ao EI.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, destacou que as prisões demonstram que a Alemanha permanece “muito vigilante” e age “consistentemente para prevenir” novos ataques terroristas.

Os dois indivíduos agora serão levados perante o Tribunal Federal de Justiça da Alemanha, onde serão decididos os mandados de prisão e a execução da detenção preventiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]