• Carregando...

A Alemanha, anfitriã da cúpula dos países industrializados do G-8, pretende destinar mais 4 bilhões de euros nos próximos oito anos para a luta contra a Aids no mundo, informou sua ministra de Ajuda ao Desenvolvimento.

Com este gesto, Berlim espera estimular seus sócios do grupo dos países ricos a seguir seus passos, explicou Heidemarie Wieczorek-Zeul, em uma entrevista que será publicada nesta quinta-feira no jornal "Financial Times Deutschland".

"Meu apelo vai dirigido a outros países do G-8 para que também adotem compromissos financeiros", acrescentou a ministra, do Partido Socialdemocrata (SPD), aliado com os democrata-cristãos (CDU) da chanceler Angela Merkel, na coalizão governamental.

O dinheiro suplementar desembolsado pela Alemanha se destinará ao Fundo Mundial contra a Aids, Tuberculose e Malária, uma iniciativa lançada pelos países do G-8 em 2001, com o apoio da ONU.

Os 4 bilhões vão representar um desembolso anual de 500 milhões de euros contra a Aids, frente aos 300 milhões de euros concedidos em 2006 e os 400 milhões programados para este ano.

"Uma grande parte dos fundos adicionais se destinará às mulheres e às crianças", disse a ministra.

Os chefes de Estado e de Governo do G-8, que iniciaram nesta quarta-feira à noite sua cúpula anual em Heiligendamm, na Alemanha, são acusados de não terem cumprido suas promessas de aumentar a ajuda aos países pobres.

Na sexta-feira, último dia da cúpula, está previsto que o G-8 se reúna com seis países africanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]