• Carregando...

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, lançou neste sábado a ideia de um imposto europeu sobre a gasolina com o objetivo de ajudar a financiar os esforços do continente para administrar a crise de migração. A União Europeia tem lutado para encontrar um terreno comum em meio ao fluxo de pessoas que migram para o continente em busca de segurança e uma vida melhor. A Alemanha e a Suécia têm permitido e entrada de grande número de refugiados, enquanto outros países estão relutantes em compartilhar o fardo.

“Se os recursos nos orçamentos nacionais e no orçamento europeu não são suficientes, então vamos chegar a um acordo, por exemplo, a respeito da aplicação de uma taxa em um determinado nível para cada litro de gasolina”, disse o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, ao jornal Sueddeutsche Zeitung. “Por que não acordar isso a nível europeu, se a tarefa é tão urgente?”, questionou. “A solução para esses problemas não deve falhar por causa de recursos limitados.”

Se nem todos os países da UE estão preparados para apoiar a ideia, ele disse que uma “coligação dos que se dispõem” poderia fazê-lo. Schaeuble é um membro proeminente do partido conservador da chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Uma vice-líder do partido, Julia Kloeckner, rapidamente rejeitou a proposta – mencionando as receitas fiscais saudáveis na Alemanha que ajudaram o governo a ter um excedente orçamentário no ano passado.

Julia, que concorrerá para governadora do estado ocidental da Renânia-Palatinado na eleição de março, disse ser “rigorosamente contra qualquer aumento de impostos”. “Não é justificável que os motoristas alemães que dependem de seus carros tenham de pagar a conta”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]