• Carregando...

O Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico cancelou o alerta de tsunami que havia emitido nesta quinta-feira (19) para o Pacífico Sul depois que um forte terremoto de magnitude 7,9 na escala aberta de momento atingiu a região do arquipélago de Tonga.

O tremor ocorreu às 6h17 de sexta-feira no horário local (15h17 de quinta no horário de Brasília), a 209 km a sudeste de Nukualofa, capital de Tonga, na ilha de Tongatapu. O epicentro foi localizado a uma profundidade de 10 km.

Ainda não há informação sobre vítimas ou danos em Tonga.

Em Fiji, um importante destino turístico, também não há relato de incidentes. O nível do mar não subiu, mas as escolas mandaram as crianças de volta para suas casas, segundo uma rádio local.

Alarme falso

A agência americana emitiu um alerta de tsunami (onda gigante gerada por distúrbios sísmicos) para Tonga, Niue, Ilha Kermadec, Samoa, Wallis-Futuna e Fiji. Mas uma nova medição das águas fez com que o alerta fosse retirado.

Em dezembro de 2004, um forte tremor na costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia, gerou um tsunami que deixou mais de 200 mil mortos no Oceano Índico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]