• Carregando...
Livros e partes do teto caídos no chão em uma biblioteca do Mat-Su College em Anchorage, Alasca, após terremoto de magnitude 7 | HOLLY A. BELL / AFP
Livros e partes do teto caídos no chão em uma biblioteca do Mat-Su College em Anchorage, Alasca, após terremoto de magnitude 7| Foto: HOLLY A. BELL / AFP

Um intenso terremoto atingiu a área de Anchorage, no Alasca, nesta sexta-feira (30) de manhã, causando tremores severos e provocando temores de um tsunami. 

O terremoto de magnitude 7 na escala Richter ocorreu por volta das 8h30, horário local, (15h30 no horário de Brasília) com epicentro ao norte de Anchorage, cidade situada no centro-sul do Alasca (Estados Unidos). Momentos depois, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tsunami para a Enseada de Cook e para a península de Kenai, no sul. 

“Evacue para o interior ou para terrenos mais altos, acima e além das zonas designadas de risco de tsunami, ou vá para um andar superior de um prédio de vários andares, dependendo da sua situação”, escreveu o Centro de Alerta de Tsunamis. 

O Departamento de Polícia de Anchorage disse que houve “grandes danos de infraestrutura” em toda a cidade, que tem mais de 294 mil habitantes. 

“Muitas casas e prédios ficaram danificados”, disse o departamento em comunicado na manhã de sexta-feira. “Muitas estradas e pontes estão fechadas. Fique longe das estradas se não precisar dirigir”. 

Policiais foram enviados para a região para atender “múltiplas situações”, disse o departamento, embora não tenha dado mais detalhes. O departamento de polícia também informou que estava trabalhando com o distrito escolar para verificar a situação das crianças de lá. 

Um jornalista da estação de notícias KTVA compartilhou uma foto do estrago na redação, na qual pedaços do teto aparentemente caíram nas mesas e no chão. 

Várias fotos não verificadas no Twitter mostram grandes danos às estradas ao redor de Anchorage, com asfalto rachado. 

Depois do terremoto, as tropas do estado do Alasca estavam “respondendo a pedidos de serviço e a relatos não confirmados de danos”, disse Jonathon Taylor, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do estado. Ele disse que mais detalhes não estavam disponíveis. 

O Distrito Escolar de Anchorage não relatou nenhum dano aos seus edifícios, mas disse que os pais poderiam pegar as crianças “quando sentirem que é seguro fazê-lo”. 

O Serviço Geológico dos EUA relata vários tremores secundários ao terremoto inicial, incluindo um de magnitude 5,8 na cidade de Anchorage.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]