Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terremotos

Alertas de tsunami no Alasca e no Havaí são cancelados

Os alertas de tsunami no Alasca e no Havaí ocasionados por um terremoto no Pacífico foram suspensos na manhã deste sábado, segundo autoridades dos Estados Unidos.

Os alertas de tsunami valiam desde a área de Sand Point, no sudoeste da península do Alasca, até o oeste das ilhas Aleutianas, uma região de 1.600 quilômetros predominantemente inabitada, de acordo com o Centro de Alertas de Tsunami da Costa Oeste do Alasca.

O centro removeu os alertas horas depois, registrando uma onda tsunami de 30 centímetros na ilha Shemya, a 2.400 quilômetros de Anchorage.

A Guarda Costeira norte-americana no Alasca disse que não houve evacuação.

O forte terremoto no norte do Pacífico provocou alertas de tsunami nas regiões norte e leste do Japão e da Rússia, além de estado de atenção em Guam, Taiwan, nas Filipinas e no Havaí.

O Centro de Alertas do Tsunami do Pacífico cancelou o estado de alerta do Havaí neste sábado.

Pequenas ondas do tsunami atingiram o norte e o leste do Japão, mas não há registro imediato de danos ou de feridos.

Os alertas de tsunami são divulgados quando existe ameaça iminente provocada por grandes terremotos submarinos. Eles fornecem avisos preventivos para as áreas que podem ser afetadas, de acordo com os centros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.