Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições

Aliado de Cristina Kirchner vence eleição no Chaco

As eleições para governador na Argentina são um tipo de prévia para as eleições gerais, nas quais Cristina, favorita nas pesquisas de intenção de voto, buscará a reeleição

O governador da província argentina do Chaco, Jorge Capitanich, aliado da presidente Cristina Kirchner, foi reeleito com ampla vantagem, o que favorece a mandatária para as eleições gerais de 23 de outubro. Segundo informaram nesta segunda-feira (19) as autoridades eleitorais da província, Capitanich obteve 66,63% dos votos nas eleições de domingo, superando de longe o segundo colocado, Roy Nikish, da União Cívica Radical (UCR), que obteve 30,28% dos sufrágios. Capitanich dedicou a vitória ao falecido marido de Cristina, Néstor Kirchner, e à mandatária.

As eleições para governador na Argentina são um tipo de prévia para as eleições gerais, nas quais Cristina, favorita nas pesquisas de intenção de voto, buscará a reeleição. O chefe de gabinete, Aníbal Fernández, destacou que o triunfo folgado do governador do Chaco "não é casual e significa que o justicialismo (peronismo) está vivo como nunca".

Capitanich disse à rádio 10 que existe atualmente "um grande cenário para desenvolver a Argentina como uma potência da agroindústria, do turismo e da mineração". Segundo ele, é Cristina quem pode levar esse processo adiante.

Capitanich disse que ainda é "muito prematuro" falar de uma possível candidatura à presidência argentina em 2015. As pesquisas situam o governador do Chaco como um dos políticos peronistas de maior projeção nacional.

Embora candidatos peronistas aliados a Cristina tenham vencido eleições para governador nas províncias de Misiones, Catamarca, Salta e La Rioja, seus partidários foram derrotados em províncias de grande peso eleitoral como Santa Fe e na cidade de Buenos Aires.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.