
Bogotá - Aliados políticos do presidente colombiano Álvaro Uribe encaminharam na última segunda-feira um projeto de reforma constitucional que permitiria ao governante disputar as eleições de 2014. Uribe foi eleito pela primeira vez em 2002 e reeleito após promover uma reforma constitucional em 2006. Se a nova reforma também for aprovada no Congresso, ele sai de cena em 2010, mas poderá voltar ao poder no mandato seguinte.
Os partidários de Uribe na Câmara informaram em comunicado que o novo projeto responde a uma proposta prévia do chefe de Estado.
Na semana passada, Uribe solicitou à sua base aliada que designasse um candidato presidencial governista para as eleições de 2010. Como a emenda de 2006 prevê a reeleição imediata por apenas uma vez, os partidários decidiram investir em um novo referendo em favor do atual presidente.
Um representante dos deputados, Roy Barreras, filiado ao movimento Mudança Radical, explicou que o novo plano abre espaço para um novo candidato que dê continuidade às políticas de Uribe em 2010, "permitindo ao presidente descansar e voltar, se ele e o povo colombiano o considerarem".






