Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
onda de calor

Altas temperaturas deixam mais de 500 mortos na Índia

Norte e sudoeste do país são as regiões mais afetadas. Recorde de 47,7 graus foi registrado no domingo, na cidade de Allahabad

Homem se refresca dentro de bacia na cidade indiana de Calcutá. | Rupak De Chowdhuri / Reuters
Homem se refresca dentro de bacia na cidade indiana de Calcutá. (Foto: Rupak De Chowdhuri / Reuters)

Pelo menos 539 pessoas morreram entre o fim de semana e ontem por causa das altas temperaturas que atingem partes do sul e norte da Índia. O calor deve conti­nuar nesta semana, segundo as autoridades do país.

A temperatura mais alta foi registrada em Allahabad, no norte do país, onde os termômetros marcaram 47,7 graus celsius no domingo. Na capital Nova Délhi foi registrada uma máxima de 43,5ºC.

A maior parte das 539 mortes foi de trabalhadores da construção civil, idosos e moradores de rua nos estados de Andhra Pradesh e Telengana, no sudoeste do país, de acordo com autoridades. Também foram registradas mortes em Odisha, na mesma região, e Uttar Pradesh, no norte, na divisa com o Nepal. 

O Departamento Meteorológico da Índia emitiu um alerta vermelho informando que a onda de calor deve continuar nos próximos ­dias nas regiões afetadas.

O diretor do Departamento de Controle de Desastres de Andhra Pradesh, Dhananjaya Reddy, disse ontem que 325 pessoas morreram de insolação ou desidratação no estado nos últimos três dias.

O governo da Índia cancelou a saída de todos os médicos do país, pois os hospitais estão cheios de casos relacionados ao calor. Uma compensação de US$ 1.575 será dada para as famílias dos mortos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.