Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Filipinas

Americano de 14 anos escapa de sequestradores nas Filipinas

Kevin conseguiu ligar no sábado à tarde para as autoridades em uma aldeia da ilha de Basilan após andar descalço pela selva durante dois dias, disse o prefeito da localidade de Lamitan, Roderick Furigay

Kevin Lunsmann, um americano de 14 anos, conseguiu escapar após passar quase cinco meses sequestrado por supostos terroristas relacionados com a Al Qaeda em uma remota região ao sul das Filipinas, informaram neste domingo fontes policiais.

Kevin conseguiu ligar no sábado à tarde para as autoridades em uma aldeia da ilha de Basilan após andar descalço pela selva durante dois dias, disse o prefeito da localidade de Lamitan, Roderick Furigay.

"Demos comida para ele porque estava faminto e disse que estava bem, embora cansado", afirmou Furigay à imprensa local.

O adolescente, com cortes e arranhões, disse a seus sequestradores que queria tomar um banho no rio, momento que aproveitou para fugir, e seguiu um rio até que se encontrou com laguns aldeães.

Kevin foi sequestrado junto com sua mãe e um parente filipino no dia 12 de julho enquanto passavam férias na ilha de Tigtabon, na região de Mindanao.

A mãe, Gerfa Yeatts, foi liberada no dia 2 de outubro, enquanto o parente, Romnick Jakaria, também escapou duas semanas mais tarde.

As autoridades culpam a Abu Sayyaf pelo sequestro, um grupo terrorista fundado em 1991 por um grupo de ex-combatentes da guerra do Afeganistão contra a União Soviética e relacionado com a Al Qaeda.

A este grupo foram atribuídos vários dos ataques mais sangrentos dos últimos 15 anos no arquipélago e um alto número de sequestros de locais e estrangeiros no convulso sul do país

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.