Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Monitoramento

Americanos não espionam chanceler alemã, diz Obama

Semanas antes de Obama visitar Berlim, em junho, telefone de Merkel continuava sendo monitorado pela NSA, segundo reportagem | Yves Herman/Reuters
Semanas antes de Obama visitar Berlim, em junho, telefone de Merkel continuava sendo monitorado pela NSA, segundo reportagem (Foto: Yves Herman/Reuters)

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou ontem à chanceler alemã, Angela Merkel, que os Estados Unidos não estão monitorando as comunicações dela, depois que Merkel levantou a questão com Obama.

O porta-voz da Casa Bran­­ca, Jay Carney, disse que Obama e Merkel conversaram por telefone sobre os temores da Alemanha de que a Agência de Segurança Nacional dos EUA estaria espionando a chanceler.

Carney, questionado sobre a alegação de que a agência teria monitorado conversas de celular de Merkel, disse que Obama garantiu que "os Estados Unidos não estão monitorando as comunicações da chanceler".

"Ela [Merkel] vê tais práticas, caso os indícios se confirmem, como totalmente inaceitáveis", afirmou Steffen Seibert, porta-voz do governo, antes de pedir que as autoridades americanas esclareçam detalhadamente a extensão de suas atividades de espionagem na Alemanha.

Seibert explicou que o governo alemão "recebeu informações de que o telefone celular da chanceler poderia ter sido monitorado pela espionagem norte-americana".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.