Nos EUA, pessoas que já estão vacinadas contra a Covid-19 não precisarão mais de máscaras, mesmo em ambientes fechados
Nos EUA, pessoas que já estão vacinadas contra a Covid-19 não precisarão mais de máscaras, mesmo em ambientes fechados| Foto: Pixabay

Moradores dos Estados Unidos que já receberam a vacinação completa contra a Covid-19 não precisarão mais usar máscaras ou manter o distanciamento físico na maioria das situações, mesmo quando estiverem em ambientes fechados ou em grupos grandes, afirmou nesta quinta-feira o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência federal americana.

As autoridades citaram o conjunto cada vez maior de evidências que mostram que as vacinas da Covid-19 têm eficácia inclusive para a proteção contra as variantes mais transmissíveis do coronavírus que circulam nos EUA. A medida pretende incentivar a população a se vacinar e abre caminho para a volta à normalidade da sociedade.

A campanha de vacinação dos EUA usa as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna, que são aplicadas em duas doses, e a da Johnson & Johnson, de dose única. Até o momento, cerca de 154 milhões de americanos já receberam pelo menos uma dose de uma das vacinas da Covid, e mais de 117 milhões de americanos (cerca de 35% da população) já foram imunizados completamente. Porém, o ritmo de vacinação no país tem diminuído.

Os vacinados ainda precisarão usar máscaras faciais em consultórios médicos, hospitais, asilos, viagens de ônibus, avião, trem e outros meios, em centros de transporte como aeroportos e estações, e também em prisões e abrigos. O CDC disse ainda que os vacinados terão que continuar seguindo as leis locais e estaduais, além das regras de negócios e ambientes de trabalho.