• Carregando...
Manifestantes seguram cartaz em Saravejo com a mensagem “Palestina, você não está sozinha, a Bósnia está sempre com você”: incidentes antissemitas aumentaram no país após início da guerra entre Israel e Hamas
Manifestantes seguram cartaz em Saravejo com a mensagem “Palestina, você não está sozinha, a Bósnia está sempre com você”: incidentes antissemitas aumentaram no país após início da guerra entre Israel e Hamas| Foto: EFE/EPA/FEHIM DEMIR

Um amistoso entre as seleções masculinas de futebol da Bósnia e Herzegovina e de Israel, que seria realizado na terça-feira (26) em Sarajevo, foi cancelado. A federação de futebol do país das Balcãs alegou questões de segurança, embora não tenha entrado em detalhes.

“Após consultas com as autoridades competentes sobre as circunstâncias da atual situação de segurança e o elevado nível de risco dos jogos com a seleção nacional israelense, foi decidido cancelar o jogo em Sarajevo”, indicou a entidade, em comunicado.

Em declarações à imprensa de Israel, o presidente da Federação Israelense de Futebol, Shino Zoertz, confirmou a informação.

“Devido à situação tensa, a Uefa [confederação europeia de futebol] entrou em contato comigo assim que os jogos terminaram e perguntou se aceitávamos desistir do jogo contra a Bósnia e Herzegovina, que é insignificante para ambas as seleções nacionais”, disse, referindo-se às derrotas de Bósnia e Herzegovina e Israel na quinta-feira (21), respectivamente para Ucrânia e Islândia, que deixaram os dois times fora das eliminatórias para a Eurocopa deste ano.

Embora não tenham sido detalhadas essas preocupações de segurança, a comunidade judaica da Bósnia e Herzegovina, país em que a religião mais praticada é o islamismo, tem relatado um aumento de incidentes antissemitas desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, em outubro do ano passado.

Segundo informações do site Balkan Insight, durante um protesto pró-Palestina em Sarajevo, uma jovem segurava um cartaz com a mensagem “Por favor, mantenham o mundo limpo”, com a imagem de uma lata de lixo com uma bandeira israelense dentro sendo fechada.

Em outubro, o líder da comunidade judaica em Sarajevo, Jakob Finci, declarou que “o aumento do nível de antissemitismo e a falta de reação ao antissemitismo por parte das autoridades” levaram ao cancelamento de um concerto na capital bósnia que marcaria o 85º aniversário da Noite dos Cristais, pogrom contra judeus ocorrido na noite de 9 a 10 de novembro de 1938 na Alemanha nazista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]