Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Angelina Jolie chega à Turquia para visitar refugiados sírios

O avião no qual a atriz viajava aterrissou no aeroporto de Gaziantep, no sul da Turquia, onde foi recebida por funcionários do Ministério das Relações Exteriores turco

Angelina Jolie acena ao chegar ao campo de refugiados sírios na cidade de Kilis, no sudeste da Turquia | Reuters/Dilek Mermer/Compartilhamento
Angelina Jolie acena ao chegar ao campo de refugiados sírios na cidade de Kilis, no sudeste da Turquia (Foto: Reuters/Dilek Mermer/Compartilhamento)

A atriz Angelina Jolie chegou nesta quinta-feira (13) à Turquia para visitar um acampamento de exilados sírios na qualidade de embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

O avião no qual a atriz viajava aterrissou no aeroporto de Gaziantep, no sul da Turquia, onde foi recebida por funcionários do Ministério das Relações Exteriores turco, informou a agência Anadolu.

Angelina se deslocou em carro, sob grandes medidas de segurança, a um acampamento de casas pré-fabricadas da vizinha província de Kilis.

O acampamento de Öncupinar na província de Kilis é o maior da Turquia e abriga 12,5 mil pessoas, segundo dados da Direção de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD).

Angelina Jolie chegou do Líbano, onde ontem se reuniu com refugiados sírios, após uma visita à Jordânia com o mesmo fim, onde iniciou sua viagem na segunda-feira (10).

Trata-se da segunda visita da atriz aos campos de refugiados sírios na Turquia, já que em junho de 2011 esteve no de Altinozu na província turca de Hatay, pouco após o início de uma crise de deslocados provocada pelo conflito armado sírio.

Nesta semana, o número total de refugiados sírios registrados nos 14 acampamentos administrados pela AFAD, três deles inaugurados nesta segunda-feira, superou as 80 mil pessoas.

O conflito que começou na Síria em março de 2011 provocou o êxodo de 250 mil pessoas, que se refugiaram em países vizinhos, enquanto outras 2,5 milhões necessitam de ajuda humanitária para viver, segundo a ONU.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.