Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Demografia

Angola inicia primeiro censo demográfico desde sua independência

No início da manhã já era possível ver nas ruas de Luanda as equipes encarregadas de realizar o recenseamento

Angola iniciou nesta quinta-feira (16) em sete de suas 18 províncias o primeiro censo demográfico desde que o país conquistou sua independência de Portugal, em 1975.

No início da manhã já era possível ver nas ruas de Luanda as equipes encarregadas de realizar o recenseamento, vestidas com camisas amarelas e calças pretas e visitando casas para o processo de registro.

A iniciativa visa a detalhar o número de pessoas que vivem em cada casa, idade, gênero e as condições de vida dos habitantes (se têm luz e água potável, por exemplo), entre outros dados.

Além de na capital, o censo, que tem orçamento de 50 milhões de euros, está sendo feito nas províncias de Namibe, Kuando-Kubango, Cunene, Huambo, Kuanza-Norte e Uige, além de outras 11 províncias que ainda devem realizar a ação.

Embora o recenseamento que começou hoje seja provisório, as autoridades de Angola preveem fazer o registro definitivo em 2014. Segundo os números publicados pelo Banco Mundial em 2011, estima-se que o país tenha cerca de 20 milhões de habitantes.

O último registro de população de Angola aconteceu em 1970, quando o território ainda era uma colônia portuguesa.

Entre 1983 e 1987, o país elaborou outro censo, que não foi aprovado pelas Nações Unidas, já que a guerra civil que Angola vivia à época impedia as autoridades chegarem a todas as regiões angolanas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.