Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Isaac Herzog

Antissemitismo “ganhou força em todo o mundo”, diz presidente de Israel

O presidente de Israel, Isaac Herzog (Foto: EFE/EPA/JAREK PRASZKIEWICZ)

Ouça este conteúdo

O presidente de Israel, Isaac Herzog, denunciou em seu discurso para o Dia da Independência de Israel que o antissemitismo "ganhou força em várias formas em todo o mundo" e pediu que seu povo assuma a responsabilidade de "continuar a escrever a história judaica".

"Ao comemorarmos o Dia da Independência de Israel neste ano, vamos ouvir atentamente este presente de nossa conexão: o privilégio e a responsabilidade que temos de continuar a escrever nossa história judaica juntos", disse Herzog nesta quarta-feira (30), em cerimônia que marcou o Dia da Independência de Israel.

Em mensagem de vídeo divulgada por ocasião do 77º aniversário da fundação do Estado de Israel, Herzog enfatizou que o país não pode "começar a se curar de verdade" enquanto reféns israelenses sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 permanecerem em cativeiro.

"Nossos corações se partem repetidamente diante da atrocidade contínua de nossos irmãos e irmãs enterrados vivos ou mortos no subsolo, em violação brutal de todos os códigos legais, humanos e éticos. Desde 7 de outubro, nós, em Israel, estamos lutando pela segurança e integridade de nossa sociedade. Muitos, tanto em Israel quanto em comunidades ao redor do mundo, permanecem na linha de frente, enfrentando a ameaça sombria do terror que desafia a todos nós e defendendo a própria estrutura do mundo livre", acrescentou.

O presidente enfatizou que, embora os tempos de guerra tragam dor e luto, também são tempos que destacam o espírito de solidariedade e a resiliência do povo judeu.

"Nossa jornada é mais longa e nosso propósito é mais amplo do que qualquer época de luto. É nosso dever continuar a lutar por nossos reféns, por nosso legado ético e por nosso futuro compartilhado", enfatizou.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.