Ouça este conteúdo
Um apagão generalizado atinge Espanha, Portugal e outros países da Europa, como França, Polônia e Finlândia, que relatam amplas interrupções de energia em diversas cidades, nesta segunda-feira (28).
A Redes Energéticas Nacionais (REN), empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade e gás em Portugal, confirmou que ocorreu "um corte massivo no fornecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês", e que os planos de restabelecimento do serviço foram ativados.
O Conselho de Ministros de Portugal realizará nos próximos minutos uma reunião extraordinária para analisar a falha de energia que afeta diversas áreas do país, da Espanha e da França, desde às 11h30 (hora local, 7h30 de Brasília).
O problema, cujas causas são desconhecidas, continua, e a energia elétrica ainda não foi restabelecida, razão pela qual as pessoas têm saído às ruas para tentar descobrir o que está acontecendo, segundo constatou a Agência EFE em Lisboa.
O ministro da Presidência português, António Leitão Amaro, disse à agência de notícias “Lusa” que o governo criou um grupo de trabalho para acompanhar a situação e acrescentou que o problema pode ter "origem" fora de Portugal, "aparentemente na Espanha".
Enquanto isso, as estações de metrô de Lisboa fecharam, e serviços de emergência, como viaturas de polícia e ambulâncias, circulam constantemente pelas ruas.
Os icônicos bondes da capital estão parados nas ruas, enquanto turistas não conseguem acessar apartamentos turísticos cujas portas são abertas com chips eletrônicos, e famosos restaurantes de frutos do mar frescos estão preocupados com a deterioração devido à falta de refrigeração.
Espanha
Na Espanha, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 12h30 desta segunda-feira (hora local, 7h30 de Brasília), afetando a operação de serviços públicos, como ferrovias e metrôs, bem como de empresas e particulares.
Segundo dados da operadora do sistema, a Red Eléctrica (REE), o consumo estava em torno de 25.184 megawatts, quando caiu repentinamente para 12.425 megawatts.
A operadora relatou que foi registrado um "zero" no sistema elétrico peninsular, o que geralmente indica um apagão generalizado. Posteriormente, o sistema elétrico da península começou a recuperar a tensão nas regiões norte e sul, de acordo com a REE.
Segundo relatos de usuários, os semáforos que regulam o trânsito em Madri estão fora de serviço, assim como o metrô e os celulares, com várias pessoas ficando presas nos elevadores de prédios.
Algo semelhante acontece na cidade de Barcelona (nordeste), onde os serviços de metrô e trem foram interrompidos, deixando milhares de passageiros presos dentro dos trens, alguns em túneis, de onde tiveram que ser evacuados.
Por sua vez, o Aeroporto de Barcelona está operando normalmente, de acordo com fontes da Aena, operadora aeroportuária espanhola, graças a um sistema alternativo de fornecimento de energia, e os hospitais também estão mantendo os serviços de saúde com seus próprios equipamentos de fornecimento de energia.
No entanto, a operadora aeroportuária registrou "alguns incidentes" em outros aeroportos.
De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar, o Aeroporto de Madri ficou fechado para partidas e chegadas por pelo menos meia hora, mas o movimento de aeronaves agora é visível ao redor do campo de aviação.
Os incidentes são semelhantes em Valência e Castellón (leste), enquanto a empresa ferroviária estatal Renfe relatou que os trens estão parados nas estações devido à queda de energia.