• Carregando...
O apoio a Merkel caiu 5 pontos percentuais, para 63 por cento, em comparação com o registrado há três meses | Darren Ornitz/Reuters
O apoio a Merkel caiu 5 pontos percentuais, para 63 por cento, em comparação com o registrado há três meses| Foto: Darren Ornitz/Reuters

A popularidade da chanceler alemã, Angela Merkel, caiu abruptamente em decorrência da maneira como ela vem lidando com a crise de refugiados, mostraram duas pesquisas divulgadas neste sábado (26), indicando uma mudança nos humores do país mais populoso da Europa em relação ao fluxo recorde de entrada de imigrantes.

Merkel tem sido acusada por seus aliados na Bavária --ponto de entrada na Alemanha para a maioria dos imigrantes-- assim como por alguns países vizinhos na parte leste da União Europeia, de incentivar a vinda de pessoas ao dar sinal verde para que refugiados da Síria sejam recebidos na Alemanha.

Berlim espera receber ao menos 800 mil imigrantes por razões econômicas e refugiados de guerra somente neste ano. Enquanto alguns alemães acolhem calorosamente as pessoas que fogem de conflitos no Oriente Médio e na África, outros demonstram preocupação com as dificuldades de integração.

Uma pesquisa feita pelo instituto TNS Forschung e publicada na revista Der Spiegel mostrou que o apoio a Merkel caiu 5 pontos percentuais, para 63 por cento, em comparação com o registrado há três meses.

Pela primeira vez no terceiro mandato de Merkel, um dos líderes do partido aliado em sua coalizão de governo, os social-democrata, se tornou o político mais popular do país. O ministro das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, registrou 67 por cento de aprovação.

O aliado de Merkel na Bavária, Horst Seehofer, que disse que ela errou ao permitir a recepção na Alemanha de refugiados sírios encurralados na Hungria, viu sua aprovação saltar 6 pontos, para 44 por cento.

Outra pesquisa feita para a TV ZDF mostrou uma queda de 2,4 para 1,9 na popularidade de Merkel, em comparação com duas semanas atrás, numa escala que vai do -5 ao 5.

Embora cerca de três em cada quatro alemães ainda digam que Merkel está fazendo um bom trabalho no geral, suas políticas para concessão de asilo e refugiados estão sendo percebidas de modo mais crítico, mostrou o ZDF Politbarometer.

Metade dos entrevistas se disseram satisfeitos com as políticas de Merkel em relação aos refugiados, enquanto quase a mesma parcela, 43 por cento, disse discordar da abordagem da chanceler, mostrou a pesquisa.

Merkel, que governa a Alemanha desde 2005, deve buscar um quarto mandato em 2017.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]