• Carregando...

Após descobrir dois carros-bomba nas ruas de Londres na sexta-feira, a Scotland Yard já aumentou o número de policiais na capital.

A polícia avisou que três grandes eventos neste fim de semana terão atenção redobrada: a Parada Gay, neste sábado, o torneio de tênis de Wimbledon, um dos maiores do circuito profissional da modalidade, e o concerto em homenagem à princesa Diana, no domingo (1).

O concerto para Lady Di será uma homenagem à ex-realeza, que se estivesse viva, completaria 46 anos no domingo. A mãe dos príncipes britânicos Harry e William morreu em 31 de agosto de 1997 em um acidente de carro em Paris. No show, no estádio de Wembley, já foram confirmadas as participações de Duran Duran, Rod Stewart e Elton John.

"Segurança é a nossa prioridade número 1", afirmou um porta-voz da polícia. "O policiamento apropriado será enviado para todos estes eventos", completou.

A polícia também aumentará a segurança em pontos turísticos, como o Parlamento e parques.

Os investigadores ainda trabalham para saber se há uma relação dos carros-bomba com a al-Qaeda. Em ambos veículos foram encontrados mais de 200 litros de combustível, cilindros de gás e pregos.

Segundo uma fonte da inteligência britânica, há indícios que o ataque foi planejado pela al-Qaeda, grupo liderado por Osama Bin Laden.

"Pelo tipo do ataque, parece ser do estilo do grupo", disse a fonte para a agência de notícias "Reuters".

A polícia avisou ainda que já está caçando os homens que deixaram os carros através do circuito de câmeras de televisão espalhadas por toda a cidade de Londres.

Horas antes de a polícia britânica anunciar a descoberta de um carro-bomba em Londres, uma mensagem divulgada na internet advertia que "Londres será bombardeada", informou a rede norte-americana "CBS" na noite desta sexta-feira (29). A mensagem foi divulgada num endereço eletrônico que já foi usado mais de uma vez pela rede terrorista al-Qaeda.

O texto de 300 palavras apareceu na sala de "chat" al-Hesbah, deixado por uma pessoa que se identificou como Abu Osama al Hazeen.

"Em nome de Deus, o mais compassivo, o mais misericordioso. A Grã-Bretanha esperava ataques da al-Qaeda?", se perguntava.

"Hoje eu digo: regozigem-se por Alá, Londres será bombardeada", dizia a mensagem, também condenando o título de "sir" concedido ao autor de Os "Versos Satânicos", o escritor Salman Rushdie, e o papel desempenhado pelos britânicos no Iraque.

Comandada por Osama bin Laden, a al-Qaeda é a mesma rede terrorista que organizou os atentados de 11 de setembro.

Segundo carro-bombaNo início da noite desta sexta-feira (pelo horário de Londres), a polícia britânica anunciou que encontrou componentes de uma bomba em um segundo veículo suspeito, depois de ter frustrado horas antes um atentado com um carro-bomba no centro da cidade.

O primeiro carro-bomba, uma Mercedes, foi desativado na rua Haymarket, na região de Piccaddilly Circus, uma das mais movimentadas da cidade. Nele, foram encontrados galões de gasolina, cilindros de gás e pregos.

Já esse segundo carro foi rebocado da região da Trafalgar Square durante à noite, por estar estacionado irregularmente. Somente no segundo endereço, na Park Lane, é que as autoridades foram chamadas -após o carro levantar suspeitas por estar com cheiro de gasolina.

Segundo uma declaração oficial da polícia londrina, o segundo carro continha material semelhante ao primeiro -combustível e pregos.

Explosões de bombas nessas regiões movimentadas de Londres poderiam deixar um "grande número de vítimas", diz a polícia inglesa.

Os carros-bomba foram encontrados uma semana antes de se completarem dois anos dos atentados terroristas de 7 de julho de 2005. Na ocasião, bombas detonadas no sistema de transportes de Londres mataram 52 pessoas e deixaram dezenas de feridos.

Carro-bomba e parque esvaziadoO Hyde Park, um dos principais parques de Londres, foi esvaziado pela polícia nesta sexta-feira. A medida foi tomada após as autoridades terem encontrado o carro suspeito na rua Park Lane, também na região central da capital inglesa.

A Park Lane, que foi fechada, é uma rua famosa por abrigar hotéis de luxo. A polícia também fechou parte da rua Oxford, uma das mais movimentadas da cidade.

Hoje pela manhã, quando foi desativado o primeiro carro-bomba, a Scotland Yard fechou o acesso à rua Haymarket, perto da estação de metrô de Piccadilly Circus, onde ficam os principais cinemas e teatros londrinos.

A Scotland Yard reforçou a segurança nas ruas de Londres depois de ter encontrado o carro-bomba. Foi o primeiro problema ligado ao terrorismo desde que o premiê Gordon Brown assumiu o cargo, na última quarta-feira (27). Ele assumiu a vaga deixada por Tony Blair, que ficou dez anos no poder.

Segundo a polícia londrina, o esvaziamento do Hyde Park visa aumentar a segurança nas ruas. "Foi para dar uma tranqüilidade visível aos cidadãos", divulgou a Scotland Yard. "Não é uma resposta a uma ameaça específica", garantiu um porta-voz da polícia.

O subcomissário da Scotland Yard, Peter Clarke, afirmou que será feita a análise do material contido nas câmeras de circuito fechado de segurança instaladas em Haymarket, rua onde o Mercedes com explosivos foi descoberto nesta madrugada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]