• Carregando...
O ex-congressista democrata Tom Souzzi vence eleições especiais para o Congresso americano
O ex-congressista democrata Tom Souzzi vence eleições especiais para o Congresso americano| Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

O democrata Tom Suozzi venceu a votação no 3º distrito do Estado de Nova York para substituir o deputado republicano George Santos, filho de brasileiros que foi cassado na Câmara de Representantes dos Estados Unidos por diversas acusações, em dezembro do ano passado.

Com o resultado eleitoral, os republicanos diminuem a pequena maioria na Câmara. Agora, o partido tem 219 cadeiras, ante 213 dos democratas.

Suozzi disputava a vaga com Mazi Pilip, do partido opositor. O político veterano, que já havia ocupado a cadeira na Câmara antes de disputar, sem sucesso, o cargo de governador do estado de Nova York, contou com 53,9% dos votos, contra 46,1% da adversária.

O parlamentar anunciou oficialmente sua candidatura em dezembro, mesmo período em que George Santos foi expulso da Câmara de Representantes por questões éticas. Suozzi baseou sua campanha no que ele chamou de “questões básicas que preocupam a maioria dos americanos", como o aumento do custo de vida, a imigração, mudanças climáticas e as guerras no Leste Europeu e no Oriente Médio.

O prefeito da cidade, o também democrata Eric Adams, comemorou a vitória, afirmando que é "uma boa notícia para Nova York".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]