• Carregando...
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, usa mecanismos ilegítimos para barrar a concorrência da oposição nas eleições de julho
Ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, usa mecanismos ilegítimos para barrar a concorrência da oposição nas eleições de julho| Foto: EFE/Bienvenido Velasco

A Plataforma Unitária Democrática (PUD), que reúne os principais partidos de oposição ao chavismo na Venezuela, denunciou que teve o acesso boqueado para inscrever a candidata Corina Yoris, substituta de María Corina Machado, no sistema automatizado de registro no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelos aliados do ditador Maduro.

"Já se passaram mais de 54 horas desde o início do período de inscrição sem que nos fosse permitido o acesso ao sistema para poder inscrever a doutora Corina Yoris. Repetimos mais uma vez: nada nem ninguém nos tirará da rota eleitoral para conseguir a mudança para a nossa Venezuela com a força do voto majoritário", informou a PUD. Os registros de candidatos às eleições presidenciais na Venezuela podem ser feitos até esta segunda-feira (25).

Até o momento, apenas a Mesa da Unidade Democrática (MUD) e o partido Um Novo Tempo (UNT) denunciaram este tipo de irregularidades no sistema de inscrição de candidatos para as eleições de 28 de julho.

Outros candidatos da oposição que se inscreveram desde quinta-feira (21) são acusados de se apresentarem como críticos do regime chavista, mas, na verdade, são colaboradores de Maduro e se listaram para dar uma falsa impressão de participação democrática.

Corina Yoris foi apresentada na última sexta-feira (22) como substituta da candidata María Corina Machado da Plataforma Democrática Unitária (PUD) após a desqualificação de principal crítica de Maduro.

A líder do Vente Venezuela (VV) venceu as primárias da oposição no ano passado com ampla vantagem, mas o regime chavista logo colocou um obstáculo para sua candidatura em janeiro passado, quando o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) ratificou a inabilitação contra ela para ocupar cargos públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]