• Carregando...
O presidente russo, Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin| Foto: EFE/JOÉDSON ALVES

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (22) que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o chamou de "filho da puta louco" porque ele afirmou que o prefere como governante a Donald Trump.

"Eu disse que trabalharemos com qualquer presidente, mas acho que para nós, para a Rússia, Biden é preferível. E, a julgar pelo que ele acabou de dizer, estou absolutamente certo, pois essa é a reação apropriada ao que eu disse", afirmou Putin em entrevista a uma emissora de televisão estatal russa.

No último dia 15 de fevereiro, Putin tinha declarado que Biden "é uma pessoa mais experiente e previsível, um político da velha guarda".

Biden, que já tachou o presidente russo de "criminoso de guerra", o chamou de "filho da puta louco" durante um evento de arrecadação de fundos em São Francisco na quarta-feira (21), de acordo com a imprensa americana.

"Entendemos o que está acontecendo lá do ponto de vista da política interna e essa reação é absolutamente apropriada, o que significa que eu estava certo", disse Putin.

Putin também defendeu Biden há mais de uma semana diante das especulações sobre seu estado de saúde, lembrando que, quando se encontraram pela última vez em junho de 2021 em Genebra, na Suíça, já estavam dizendo que ele não estava apto para o cargo.

O líder russo ressaltou que Moscou deveria se concentrar não na saúde do presidente americano, mas na postura política de seu governo, que ele considerou "perniciosa e errada".

Trump reagiu rapidamente e considerou a preferência de Putin por Biden como "uma coisa boa".

"De fato, Putin acabou de me fazer um grande elogio. Ele disse que prefere que Biden seja presidente. É um elogio", disse Trump em um comício na Carolina do Sul.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, condenou nesta quinta os comentários de Biden, que ele chamou de "uma grande vergonha para os EUA".

"Se o presidente daquele país usa esse tipo de vocabulário, ele deveria ter vergonha de si mesmo. Está claro que o senhor Biden está exibindo um comportamento no estilo cowboy de Hollywood por motivos políticos internos", afirmou.

Peskov considerou improvável que "declarações tão grosseiras vindas da boca de um chefe de Estado dos EUA possam de alguma forma ofender outro chefe de Estado, muito menos o presidente Putin".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]