Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Após operação militar, 22 corpos são localizados em área tribal do Paquistão

Os corpos foram localizados no distrito de Bara, onde há frequentes combates entre as forças de segurança e diversos grupos armados fundamentalistas

A polícia do Paquistão encontrou 22 corpos na área tribal de Khyber, no noroeste do país, onde o Exército havia realizado uma grande operação contra a insurgência há uma semana, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira (26).

Os corpos foram localizados no distrito de Bara, onde há frequentes combates entre as forças de segurança e diversos grupos armados fundamentalistas. Anteriormente, há alguns meses atrás, 18 civis foram encontrados mortos nesta mesma região, um fato que levantou inúmeras acusações de 'guerra suja' por parte dos militares.

Os 22 cadáveres encontrados estavam em uma única vala na zona de Attakhel, segundo um funcionário do organismo de coordenação das áreas tribais, situado na próxima cidade de Pesháwar.

Uma fonte da administração local de Khyber confirmou a descoberta dos corpos, mas se recusou a oferecer mais detalhes sobre o caso.

Um responsável civil do distrito de Bara declarou ao jornal local "Dawn" que os mortos são supostos insurgentes que morreram nos combates registrados no último fim de semana.

Há poucos dias, o Exército anunciou uma operação "para fazer uma limpeza de terroristas e criminosos" em uma zona chamada Kharmatang, vizinha a Bara, na qual pelo menos 15 "terroristas" e quatro soldados morreram.

As operações militares, segundo o Dawn, incluíam ataques aéreos e operações por terra, todas em resposta ao ataque de uma facção talibã contra um posto policial, na qual dois membros de um dos corpos de fronteiras morreram.

A descoberta de 18 civis mortos no último mês de janeiro em Bara desencadeou uma onda de protestos por parte dos moradores, enquanto a polícia teve que intervir para reestabelecer o controle na região após o protesto de milhares de pessoas na capital regional, Pesháwar.

Os manifestantes levavam com eles os cadáveres dos civis, que, segundo seus familiares, foram mortos por disparos das forças de segurança.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.