Após o êxito em pousar no Polo Sul da Lua na última quarta-feira (23), a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) anunciou nessa segunda-feira (28) o envio de um segundo satélite para o espaço, mas, desta vez, para estudar o Sol.
Com lançamento marcado para o próximo sábado, dia 2 de setembro, o equipamento chamado Aditya-L1 foi projetado para alcançar uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra e tem o objetivo de "estudar as atividades solares", a dinâmica dos ventos na região próxima ao Sol e seus efeitos do planeta.
Em um comunicado na rede X, antigo Twitter, a agência espacial convidou a população indiana a acompanhar o lançamento.
"O lançamento do Aditya-L1, o primeiro observatório indiano baseado no espaço para estudar o Sol, está programado para 2 de setembro de 2023, às 11h50, horário de Sriharikota. Os cidadãos são convidados a testemunhar o lançamento na Launch View Gallery em Sriharikota" diz o anúncio.
Até o momento, somente os Estados Unidos e a Europa possuem estudos relacionados ao Sol. O lado americano tem a sonda espacial Parker Solar e os europeus criaram a Solar Orbiter.
Ainda nessa segunda-feira, a Índia afirmou que iniciou uma série de experimentos na região lunar relacionados à missão Chandrayaan-3.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Deixe sua opinião