• Carregando...
A missão lunar indiana Chandrayaan-3 começou a coletar dados do Polo Sul da Lua, área até então inexplorada do satélite natural
A missão lunar indiana Chandrayaan-3 começou a coletar dados do Polo Sul da Lua, área até então inexplorada do satélite natural| Foto: EFE/EPA/ISRO

Após o êxito em pousar no Polo Sul da Lua na última quarta-feira (23), a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês) anunciou nessa segunda-feira (28) o envio de um segundo satélite para o espaço, mas, desta vez, para estudar o Sol.

Com lançamento marcado para o próximo sábado, dia 2 de setembro, o equipamento chamado Aditya-L1 foi projetado para alcançar uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra e tem o objetivo de "estudar as atividades solares", a dinâmica dos ventos na região próxima ao Sol e seus efeitos do planeta.

Em um comunicado na rede X, antigo Twitter, a agência espacial convidou a população indiana a acompanhar o lançamento.

"O lançamento do Aditya-L1, o primeiro observatório indiano baseado no espaço para estudar o Sol, está programado para 2 de setembro de 2023, às 11h50, horário de Sriharikota. Os cidadãos são convidados a testemunhar o lançamento na Launch View Gallery em Sriharikota" diz o anúncio.

Até o momento, somente os Estados Unidos e a Europa possuem estudos relacionados ao Sol. O lado americano tem a sonda espacial Parker Solar e os europeus criaram a Solar Orbiter.

Ainda nessa segunda-feira, a Índia afirmou que iniciou uma série de experimentos na região lunar relacionados à missão Chandrayaan-3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]