
Ouça este conteúdo
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se pronunciou nesta quinta-feira (3) sobre o tarifaço anunciado na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que determinou uma tarifa mínima de 10% sobre todas as importações que chegam ao país e de 20% sobre os produtos vindos especificamente da União Europeia (UE).
Em entrevista à emissora pública italiana Rai1, Meloni defendeu a abertura de um diálogo direto com Washington para evitar uma escalada comercial.
“É preciso iniciar um diálogo franco sobre o mérito com os americanos, com o objetivo, na minha opinião, de conseguir eliminar as tarifas e não multiplicá-las”, afirmou Meloni.
Segundo informações, a UE estaria estudando medidas para retaliar a tarifa imposta pelos EUA, contudo, Meloni sinalizou que sua prioridade neste momento é evitar um ciclo de reações que prejudique os dois lados do Atlântico.
O pacote de tarifas recíprocas de Trump foi apresentado como uma medida de defesa dos interesses e da indústria dos Estados Unidos diante do que a Casa Branca considera “práticas comerciais injustas” dos demais países.







