Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Laboratório

Aposentadoria precoce pode apagar a memória

Elefante-marinho com sensor: estudo dos impactos do efeito estufa | Chris Oosthuizen/Reuters
Elefante-marinho com sensor: estudo dos impactos do efeito estufa (Foto: Chris Oosthuizen/Reuters)

Dados de pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Inglaterra e outros 11 países europeus sugerem que quanto mais cedo uma pessoa se aposenta, mais rapidamente sua memória entra em declínio. A implicação, segundo economistas e outros pesquisadores, é que realmente parece haver algum sentido na noção de "use ou perca" – se as pessoas querem preservar suas habilidades de memória e raciocínio, elas precisam se manter ativas.

"A ideia sugere que o trabalho realmente proporciona um importante componente do ambiente que mantém as pessoas funcionando da melhor forma", diz Laura L. Carstensen, diretora do Centro de Longevidade da Universidade de Stanford.

Muitos pesquisadores, no entanto, não estão convencidos dos resultados da nova análise, publicada no The Journal of Eco­­nomic Perspectives.

Elefantes-marinhos serão usados para monitorar os oceanos (Foto acima)Pesquisadores estão equipando elefantes-marinhos com sensores para desvendar os segredos dos oceanos e aumentar a compreensão dos impactos da mudança climática no planeta.

Os oceanos regulam o clima mundial, ao absorver calor e transportá-lo pelo globo. Eles também absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono, agindo como um freio no aquecimento global.

Mas cientistas dizem que precisam ampliar a rede global de monitoramento, com o oceano entre a Austrália e a Antár­­tida tendo um papel central. O Oceano Austral é o maior "ralo" das emissões humanas de carbono, e um dos motores do clima mundial.

"Para entender a taxa da mu­­dança climática, precisamos entender esses processos oceânicos, como a velocidade com que é capaz de sequestrar calor e carbono", diz a oceanógrafa Susan Wijffels, líder do Sistema Integrado de Observação Ma­­rinha (IMOS) da Austrália.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.