
A taxa de aprovação ao governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, caiu abaixo dos 50%, em uma segunda pesquisa realizada nesta semana, numa indicação de que sua popularidade está sendo afetada por um longo debate sobre o sistema de saúde e pelo enfraquecimento da economia, informou o Instituto Gallup.
Segundo o instituto, 49% dos norte-americanos aprovam o desempenho de Obama. Uma outra sondagem divulgada na última quarta-feira (18), pela Universidade Quinnipiac (Connecticut), mostrou números semelhantes, apontando 48% de apoio a seu governo.
É a primeira vez que Obama não tem o apoio da maioria. Depois de tomar posse, em janeiro, com taxa de aprovação pouco abaixo de 70%, ele ficou meses um pouco acima de 50%.
Na avaliação do Gallup, a queda de Obama na pesquisa, feita com base em um levantamento diário, resulta provavelmente do acalorado debate sobre o sistema de saúde, bem como da má situação da economia dos EUA, que levou milhões e mantém ao desemprego.
"Os norte-americanos também estão preocupados com a dependência do governo dos gastos públicos para resolver os problemas no país e o crescente deficit orçamentário", informou o Gallup, que ouviu 1.533 pessoas de terça a quinta-feira da semana passada. A margem de erro é de quatro pontos. Desde a Segunda Guerra Mundial, Obama é o quarto presidente a ter atingido mais rapidamente uma aprovação inferior a 50% em pesquisas do Gallup.



