Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
polêmica

Aprovação do casamento gay na Irlanda foi “derrota para humanidade”, diz autoridade do Vaticano

Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin afirmou ainda que Igreja Católica precisa reforçar compromisso na evangelização

Irlandeses saíram às ruas com as cores do arco-íris, símbolo LGBT, para a votação do referendo | CATHAL MCNAUGHTON/REUTERS
Irlandeses saíram às ruas com as cores do arco-íris, símbolo LGBT, para a votação do referendo (Foto: CATHAL MCNAUGHTON/REUTERS)

O referendo na Irlanda para autorizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo foi uma “derrota para a humanidade”, disse uma autoridade do Vaticano, na primeira reação de alto nível da Santa Sé sobre a votação da semana passada.

“Não foi uma derrota para os princípios cristãos, foi uma derrota para o humanidade”, disse o secretário do Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, em comentários à Rádio Vaticano na terça-feira (27). “Fiquei muito triste com o resultado”.

Parolin, principal auxiliar do papa Francisco, acrescentou que o resultado do referendo mostrou que a Igreja precisa melhorar suas formas de passar a mensagem cristã. “A Igreja precisa levar em consideração esta realidade, mas no sentido de reforçar seu compromisso na evangelização”, disse.

O comentário do cardeal nascido na Itália, diplomata veterano do Vaticano, ressalta o choque provocado pelo referendo que autorizou homossexuais a se casarem na Irlanda, tradicionalmente católica.

O papa Francisco tem adotado um tom mais simpático em relação aos homossexuais do que muitos católicos conservadores. O pontífice afirmou após assumir a Igreja “Se uma pessoa é gay e busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.