• Carregando...
Biden sai na frente nas primárias democratas desta terça (10)
| Foto: AFP

Joe Biden está cada vez mais perto de ser o nome do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorrem em novembro. É que nesta terça-feira (10) foram realizadas primárias em mais seis estados do país, a chamada Miniterça, e onde as urnas já foram fechadas - Michigan, Mississippi, Missouri e Dakota do Norte -, projeções indicam que Biden obterá um resultado mais satisfatório do que Bernie Sanders.

A votação ainda ocorre em Idaho e em Washington, no Noroeste do país. Por lá, as urnas serão fechadas por volta da meia-noite (horário de Brasília).

Para ser o nome do partido no pleito presidencial de 2020, o candidato precisa conquistar 1.991 delegados, de um total de 3.979. Até o momento, Biden soma 664 delegados contra 573 de Sanders. Na Superterça, espécie de primárias nacionais realizadas em 3 de março, Biden ganhou em nove dos 14 estados.

Além do número superior, o vice-presidente da gestão Obama conta com o apoio de Michael Bloomberg, Pete Buttigieg e Amy Klobuchar, que desistiram da corrida presidencial pelo Partido Democrata. Elizabeth Warren, outra desistente, ainda não declarou apoio a nenhum dos candidatos restantes, por mais que esteja sendo bastante pressionada a apoiar Sanders.

O “grande prêmio” da noite é o estado de Michigan, que conta com 125 delegados. Em Washington, são 89 delegados em jogo, enquanto no Missouri são 68 e no Mississippi, 36. Dakota do Norte é o “nanico” da vez, com 14 voluntários.

Coronavírus

Os pré-candidatos democratas cancelaram eventos de campanha que estavam previstos para esta noite. A intenção era aguardar a apuração com apoiadores, mas autoridades manifestaram preocupação com o surto do coronavírus no país. O porta-voz da campanha de Sanders, Mike Casca, informou que todos os futuros eventos de campanha serão avaliados caso a caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]