São Paulo (Folhapress) O líder da Igreja Católica no Reino Unido, cardeal Cormac Murphy-OConnor, arcebispo de Westminster, vai celebrar a missa em memória do brasileiro Jean Charles de Menezes, de 27 anos, morto com oito tiros na última sexta-feira por policiais britânicos na estação de metrô londrina de Stockwell, ao ser confundido com um terrorista. A trágica morte do brasileiro vem sendo contestada por organizações de defesa dos direitos humanos, contrários à política "linha dura" adotada pelos britânicos na busca pelos responsáveis pelos atentados que atingiram Londres.
A missa será celebrada hoje às 19 horas (15 horas, no horário de Brasília), coincidindo com o horário do funeral de Menezes, que será realizado também hoje, na cidade de Gonzaga, em Minas Gerais.
"A comunidade católica brasileira está triste e em sofrimento (pela morte de Menezes), e o cardeal sentiu que era importante acompanhar o funeral", afirma um comunicado divulgado pela Igreja. Murphy-OConnor vai interromper uma peregrinação que faz em Lourdes, na França, para participar da missa.
Antes da missa, às 17h30 (13h30 de Brasília), amigos e parentes de Menezes que ficaram em Londres vão organizar uma vigília em frente ao Parlamento britânico.



