Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
espaço

Ares I-X é lançado com sucesso para teste de desempenho

Foguete de Nasa inaugura nova geração de naves espaciais. Ele deve se tornar operacional daqui a no mínimo 5 anos

O protótipo do foguete Ares I-X foi lançado nesta quarta-feira (28) às 13h30 (hora de Brasília) para um curtíssimo (e caríssimo) voo-teste. Em sua estrutura, cerca de 700 sensores registraram dados que serão fundamentais para aprimorar o projeto do equipamento que vai suceder os ônibus espaciais em missões orbitais e, se houver orçamento para isso, levará a cápsula Orion, tripulada, para a Lua.

O Ares é crucial no Programa Constellation da Nasa, de retorno de missões tripuladas à Lua por volta de 2020. Mas, antes disso, já terá uma função mais "singela": levar astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em 2010 a frota de ônibus espaciais será desativada. O problema é que o Ares só deve estar pronto entre 2015 e 2020. Assim, por pelo menos cinco anos os americanos vão depender, principalmente, de "caronas" em naves russas Soyuz para chegar ao complexo orbital.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.