
Durante as 29 noites do mês do Ramadã, a capital da Argélia, considerada por muitos moradores como "a cidade sem vida" por não ter opções de entretenimento, transforma-se em um centro movimentado em que se multiplicam os locais de lazer, shows e apresentações teatrais.
Ao longo do ano, as pouco iluminadas ruas do centro de Argel se esvaziam após o pôr do sol. Às oito horas da noite, a maior parte dos estabelecimentos e cafeterias já fechou, e é difícil encontrar pessoas passeando pelas ruas, com exceção de grupos de jovens que se reúnem nas calçadas e galerias para conversar, jogar dominó e cartas.
Mas, nas noites do Ramadã, tudo muda na capital do maior país da África. Após a oração do Tarawih (prece feita durante o Ramadã antes de meia-noite), milhares de pessoas invadem as vias públicas iluminadas agora pelas vitrines das centenas de lojas que retomam sua atividade após o fim do jejum.
As calçadas mal podem conter a multidão que se mistura com o batalhão de veículos que toma conta das ruas do centro, onde a cada noite se vê um novo espetáculo.
Para muitos argelinos, as layali Ramadan (noites do Ramadã) são uma oportunidade única de quebrar a rotina do ano após uma longa jornada de jejum, especialmente em um período em que os dias quentes e úmidos de julho são especialmente longos para os fiéis.
"Para mim é indispensável sair à noite após a oração do Tarawih, para aproveitar com meus amigos as atrações do mês sagrado e desfrutar do momento tomando um chá com eles", disse Hussein, um jovem de 25 anos.
Nos bares ao ar livre na Praça Maurice Audin, é quase impossível encontrar um canto para se sentar. Famílias com crianças, jovens, homens e mulheres sem pressa para voltar para suas casas animam as noites nas mesmas ruas que chamam a atenção em outras épocas do ano por sua aparência fantasmagórica.
Durante o período sagrado para os muçulmanos, que começou em 29 de junho e continuará até o dia 28 deste mês, surgem nas ruas de Argel, assim como em muitas cidades do mundo árabe, centenas de khaimas do Ramadã, tendas que oferecem espetáculos inspirados no clássica da literatura As Mil e Uma Noites.



