• Carregando...
O ministro da Economia e presidenciável na Argentina, Sergio Massa, anunciou uma série de medidas no último mês para conter a alta inflação que atinge os bolsos dos argentinos
O ministro da Economia e presidenciável na Argentina, Sergio Massa, anunciou uma série de medidas no último mês para conter a alta inflação que atinge os bolsos dos argentinos| Foto: EFE/Enrique García Medina

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, que também concorre à presidência nas eleições de outubro, anunciou uma nova medida populista para tentar "amenizar" o impacto da alta inflação, que chegou a 12,4% no mês de agosto, atingindo em cheio o bolso dos argentinos.

Segundo informações do jornal argentino Clarín, além do fisco devolver aos contribuintes o que eles pagarem em imposto sobre valor agregado (IVA), o governo irá sortear carros, motos e eletrodomésticos a consumidores que utilizarem cartão de débito nas compras.

O anúncio foi feito durante uma viagem de campanha do ministro na cidade de La Rioja. "Para que nenhum comerciante seja desonesto sobre a redução de imposto do IVA, vamos estabelecer um sistema de sorteio de carros, motos e eletrodomésticos para quem fizer compras com cartão e para os próprios estabelecimentos”, afirmou.

Massa não apresentou mais detalhes sobre a forma como os sorteios irão acontecer ou como serão financiados os prêmios.

O programa de reembolso do IVA foi anunciado pelo governo argentino na quarta-feira (14), mediante o qual a população receberá de volta parte da cobrança de forma automática, sempre que realizarem compras com cartão de débito.

Cerca de 9 milhões de trabalhadores com salário mensal de até 708 mil pesos (cerca de R$ 10 mil na taxa oficial de câmbio) e 2,3 milhões de trabalhadores autônomos serão beneficiados. Os aposentados da Argentina já faziam parte da medida.

A nova ação econômica foi anunciada poucas horas depois da divulgação do índice oficial de inflação para agosto, que foi de 12,4% em comparação com julho e 124,4% em relação ao ano anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]