Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Arizona aprova lei polêmica sobre imigração ilegal

Estado possui cerca de 460 mil imigrantes illegais. Barack Obama qualificou lei como irresponsável

Uma severa iniciativa para combater a imigração ilegal se converterá em lei no Estado do Arizona (EUA), apesar do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tê-la qualificado de "irresponsável".

A governadora do Arizona, Jan Brewer, sancionou a lei, num ato transmitido nesta sexta-feira pela televisão. A lei entrará em vigor em 90 dias. Brewer disse que a lei "protege a todos os cidadãos do Arizona". Segundo ela, o governo federal dos EUA fracassou em conter a imigração ilegal.

A lei aprovada nesta sexta-feira (23) no Arizona converte em delito contra o Estado estar presente, de maneira ilegal, nos EUA. A lei também permite que qualquer policial interrogue qualquer pessoa sobre qual é a sua situação imigratória no Arizona, baseado apenas na suspeita de que a pessoa possa ser um imigrante clandestino.

Em Washington, Obama disse que a lei aprovada no Arizona ameaça os direitos civis das pessoas e pediu ao Departamento de Justiça que analise a legislação, a fim de determinar se ela é legal.

O Arizona tem atualmente 460.000 imigrantes ilegais e é um dos pontos de entrada para imigrantes mexicanos e centro-americanos que buscam os EUA.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.