Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trabalhadores estão desaparecidos

Arranha-céu desaba com forte terremoto na Tailândia. Veja vídeo

Equipes de resgate procuram sobreviventes no local do desabamento de um prédio após um terremoto em Bangcoc, Tailândia (Foto: EFE/EPA/RUNGROJ YONGRIT)

Ouça este conteúdo

Ao menos 70 trabalhadores da construção civil estão desaparecidos após um forte terremoto de magnitude 7,7 atingir a capital da Tailândia, Bangcoc, e provocar o desabamento de um arranha-céu em construção, nesta sexta-feira (28).

O tremor teve como epicentro outro país, Mianmar, onde há registros de centenas de vítimas, até o momento, segundo as autoridades locais.

O Instituto Nacional de Medicina de Emergência de Bangcoc disse em um comunicado que uma pessoa já morreu, pelo menos 50 ficaram feridas e várias outras continuam presas em um prédio em Chatuchak, onde fica um popular mercado turístico.

A primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, declarou estado de emergência na capital nesta sexta-feira, devido à destruição de vários prédios residenciais e comerciais.

Todas as linhas de metrô e trem também foram temporariamente suspensas. O Departamento Meteorológico tailandês advertiu sobre possíveis tremores secundários, e a população foi aconselhada a tomar as precauções necessárias e permanecer em ambientes externos.

A junta militar que está no poder em Mianmar também declarou estado de emergência em seis áreas do país.

O terremoto ocorreu às 12h50 (horário local, 3h20 de Brasília), a uma profundidade de 10 quilômetros, com epicentro localizado a cerca de 17 quilômetros de Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar, com 1,2 milhão de habitantes, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA, que mede a atividade sísmica em todo o mundo.

Imagem do corpo da matériaTailândia anuncia estado de emergência devido ao terremoto que atingiu o país nesta sexta-feira (28). Foto: Reprodução/X

Fontes humanitárias no local disseram à Agência EFE que vários edifícios desabaram em Mandalay, enquanto um mosteiro foi destruído na cidade de Taungoo, deixando 20 crianças presas.

Mianmar está localizada perto de uma zona de alta atividade tectônica devido à pressão entre a placa do subcontinente indiano ao sul e a placa eurasiática ao norte. O terremoto desta sexta-feira é considerado um dos mais fortes registrados nos últimos anos. Em agosto de 2016, um sismo de 6,8 graus de magnitude atingiu o país. A China também foi atingida pelos fortes tremores.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.