Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Arroz transgênico com genes humanos pode ser aprovado

A primeira comida geneticamente modificada com genes humanos está prestes a ser aprovada para produção comercial. O arroz produzido em laboratório tem algumas proteínas encontradas na saliva e no leite materno. De acordo com os americanos que desenvolveram o produto, o arroz pode ser usado no tratamento de crianças com diarréia, a maior causa de morte nos países em desenvolvimento.

O arroz é o primeiro passo na chamada "comida Frankenstein", a primeira a misturar genes de origem humana. O departamento de Agricultura dos Estados Unidos já mostrou interesse em aprovar o cultivo comercial deste tipo de arroz.

Os produtores do arroz têm aprovação preliminar para plantar cerca de 12 mil quilômetros quadrados no Kansas. A companhia pretende ampliar o uso destas proteínas em bebidas, sobremesas, iogurtes e barras de cereal.

Os críticos dos alimentos geneticamente modificados e grupos de consumidores não gostaram da notícia. O GeneWatch UK, que monitora novos alimentos geneticamente modificados, descreveu o produto como "muito perturbador". O pesquisador Becky Price alertou: "Há riscos muito, muito graves para a saúde e as pessoas devem estar cientes disso".

Os genes usados na produção do arroz são cultivados e copiados em laboratório para serem produzidos sinteticamente e, depois, aplicados no embrião da planta de arroz. Até agora, as plantas com genes de origem humana estão restritos a pequenos testes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.