Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Assad volta a culpar terroristas por violência na Síria

Presidente disse que medidas para frear violência foram aprovadas, mas que grupos estrangeiros atuam no país

Em visita surpresa ao Parlamento sírio neste domingo (3), o presidente sírio (3), Bashar al-Assad, fez um pronunciamento no qual voltou a culpar forçar externas e terroristas pela violência no país. No comunicado, transmitido pela TV estatal síria, ele afirmou que a crise no país não é política, pois todas as medidas necessárias para frear a violência foram aprovadas por ele e pelos legisladores. No entanto, os planos não foram efetivos porque os conflitos são provocados por "grupos estrangeiros" e "radicais", que utilizam táticas "diferentes", segundo o presidente.

Em relação à ação das forças de segurança na cidade Houla na semana passada, que resultou em um massacre de mais de 20 pessoas, Assad não responsabilizou o governo e apenas descreveu o incidente como uma "matança selvagem". Ele acrescentou que nem "monstros" seriam capazes de fazer o que aconteceu em Houla.

O enviado especial da ONU para a Síria, Kofi Annan, acusou neste sábado (2) as forças de Assad de cometer atrocidades e prender as pessoas arbitrariamente. Ele disse que enviou uma mensagem ao presidente para que ele atue o mais rápido possível para implementar todos los pontos do plano de paz. Annan, também alertou que o espectro de uma guerra civil estava crescendo diariamente no país.

"Assad deve dar passos audazes e imediatamente visíveis para mudar radicalmente sua postura militar e honrar seu compromisso de retirar armas pesadas e cessar toda a violencia", declarou Annan, que se reuniu com o líder sírio na última semana em Damasco. "O importante não são as palavras, mas as medidas que tomar agora".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.