Moscou (EFE) O coronel de aviação brasileiro Marcos Pontes que deve fazer seu primeiro vôo espacial em março de 2006, com apoio de Moscou tem talento para aprender o idioma russo. Ele vai atravessar o inverno no Centro de Preparação de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Rússia, e já obteve sucessos. Os pedagogos ressaltaram a rapidez com que ele aprende a língua.
Pontes, de 42 anos, está se preparando para viajar à Estação Espacial Internacional no próximo ano em uma nave russa Soyuz TMA. O conhecimento do idioma russo é um dos requisitos básicos para os astronautas de outros países que viajam ao espaço nas naves russas, assinalou Maxim Kharlamov, chefe de treinamentos do centro Gagarin, na Cidade das Estrelas, situada nos arredores de Moscou.
Ele explicou que os estrangeiros devem passar num curso de russo adaptado em que aprendem ordens e instruções básicas relacionadas com o funcionamento dos sistemas vitais e de navegação das naves russas e dos módulos da ISS. "Quanto mais alto for seu conhecimento (do russo), mais segura será a viagem."
Pontes deve viajar à ISS durante os vôos para a substituição da tripulação da estação espacial. Ele partirá com um russo e um norte-americano, permanecerá a bordo da estação espacial oito dias e voltará também com um russo e um norte-americano, que estão na ISS.



