Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Astronauta brasileiro mata curiosidade de estudantes

Foz do Iguaçu – Marcos César Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, chegou ontem a Foz do Iguaçu para receber homenagens, conhecer atrativos turísticos e conversar com estudantes. Durante a visita, o mais novo ídolo das crianças brasileiras revelou a disposição de criar um instituto para apoiar a educação.

O primeiro compromisso do astronauta em Foz do Iguaçu, pela manhã, foi conhecer a Itaipu Binacional. À tarde, ele esteve na sede do projeto Energia Solidária, no Centro Comunitário da Vila C, onde ministrou palestra para cerca de 150 crianças. O projeto, que recebe apoio da Itaipu, atende 600 crianças por meio de cursos de violão, balé, informática, entre outros.

O encontro com os estudantes foi realizado a pedido do próprio Pontes. Durante a palestra, ele exibiu vídeos e falou sobre a viagem a bordo do foguete russo Soyuz TMA-8, rumo à Estação Espacial Internacional, entre 30 de março e 9 de abril deste ano. Após a explanação, o astronauta tirou fotos com as crianças e atendeu cada uma com um autógrafo.

O estudante Mauro Leandro Pereira, 9 anos, ficou impressionado com as condições dos astronautas do espaço. "Foi curioso saber como eles usam o banheiro", diz. Para Diane da Silva Ramos, 12 anos, "é uma honra para nós conhecer o primeiro astronauta brasileiro".

Pontes viaja pelo Brasil desde 1999 para conversar com estudantes e divulgar programas espaciais e da Força Aérea Brasileira. Após a realização da missão espacial, as palestras do astronauta acabaram exercendo mais fascínio nas crianças.

Pontes pretende criar um instituto para oferecer melhores condições e infra-estrutura para as crianças brasileiras estudarem. Ele diz que quando viu a Terra do espaço percebeu que era pequeno demais para fazer algo. "O que fica mesmo são nossas idéias", ressalta. Pontes deixa hoje Foz do Iguaçu, onde foi inaugurado inclusive um busto em sua homenagem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.