Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Astronauta é indiciada por tentativa de assassinato

Lisa Nowak, da Nasa, tenta seqüestrar sua rival amorosa na Flórida

Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila" | Divulgação
Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila" (Foto: Divulgação)

Orlando, Flórida – A astronauta da agência espacial americana (Nasa), Lisa Nowak, de 43 anos, que integrou a tripulação do ônibus espacial Discovery em julho de 2006, vai ser indiciada por tentativa de assassinato após tentar seqüestrar e agredir a engenheira militar Colleen Shipman na última segunda-feira. Segundo ela, Colleen seria sua rival na disputa pelo amor de outro astronauta. Ela conseguiu uma sentença que determinava sua libertação sob fiança (15.000 dólares), com a obrigação de usar um bracelete eletrônico para ser rastreada em seus deslocamentos.

O homem no meio do triângulo amoroso é o comandante William Oefelein, piloto da nave Discovery durante uma missão em dezembro do ano passado.

Lisa, que tem três filhos e é casada com um capitão da Marinha dos EUA, foi detida após viajar de sua casa em Houston, no Texas até Orlando, na Flórida, onde mora Colleen.

De acordo com a versão policial, Lisa chegou na segunda-feira da semana passada ao aeroporto, usando uma peruca e um sobretudo para esperar Colleen, que chegaria num vôo vindo de Houston.

Interrogada, Lisa afirmou que foi de Houston a Orlando sem parar (a distância é de 1,6 mil quilômetros), usando uma fralda para não ter de ir ao banheiro. Chegando à cidade, ela seguiu Colleen até o seu carro, que estava parado num estacionamento.

Segundo o relato de Colleen, Lisa tentou entrar em seu carro e a atacou com um spray de pimenta, causando uma perda momentânea de sua visão. Já no carro de Lisa, foram encontradas uma carta que descreve seu amor por Oefelein, além de e-mails entre ela e o astronauta.

Em declaração gravada, Lisa afirmou que seus contatos com Oefelein eram "algo mais que uma relação de trabalho, porém menos que uma relação amorosa". Lisa ainda afirmou que "não tinha intenção de ferir Colleen e que só queria assustá-la, contando sobre a sua relação com Oefelein."

Oefelein é solteiro, mas, segundo uma biografia da Nasa, tem dois filhos. Em nota oficial, a polícia afirmou que está "acrescentando ao caso uma acusação de assassinato em primeiro grau".

Um porta-voz do Departamento de Polícia de Orlando afirmou que "é um caso muito triste. É uma pena que agora ela esteja do outro lado da lei." Já o porta-voz da Nasa no Centro Espacial Johnson, em Houston, informou que até o momento a condição de Lisa como astronauta da agência espacial não mudou.

A astronauta tem mais de 1,5 mil horas de vôo em 30 tipos diferentes de aeronave. De acordo com o jornal americano Orlando Sentinel, Colleen é engenheira no 45.º Esquadrão de Apoio a Lançamentos, em uma base próxima ao Centro Espacial Kennedy.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.