Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
espaço

Astrônomos encontram galáxia mais antiga

"Relatamos aqui a detecção (...) de fótons emitidos menos de 600 milhões de anos depois do Big Bang", escreveram eles, referindo-se à explosão primordial que deu origem ao universo

A galáxia recebeu um nome nada glamoroso: UDFy-38135539 | REUTERS
A galáxia recebeu um nome nada glamoroso: UDFy-38135539 (Foto: REUTERS)
Astrônomos localizaram a mais antiga galáxia já vista, e estimam que ela tenha surgido apenas 600 milhões de anos |

1 de 1

Astrônomos localizaram a mais antiga galáxia já vista, e estimam que ela tenha surgido apenas 600 milhões de anos

Astrônomos localizaram a mais antiga galáxia já vista, e estimam que ela tenha surgido apenas 600 milhões de anos após o Big Bang.

Em artigo publicado na quarta-feira na revista Nature, uma equipe europeia confirma que a mancha distante, observada pela primeira vez pelo telescópio espacial Hubble, é o mais distante e, portanto, o mais antigo objeto já visto.

A galáxia recebeu um nome nada glamoroso: UDFy-38135539.

"Relatamos aqui a detecção (...) de fótons emitidos menos de 600 milhões de anos depois do Big Bang", escreveram eles, referindo-se à explosão primordial que deu origem ao universo.

A luz viaja a cerca de 10 trilhões de quilômetros por ano. O ano-luz é uma medida astronômica de distância, e ver um objeto a uma imensa distância mostra como ele era quando a luz começou sua viagem pelo espaço.

Nesse caso, a galáxia começou a emitir luz 13 bilhões de anos atrás, logo depois do Big Bang.

A distância é medida usando o chamado "desvio vermelho", uma espécie de efeito Doppler aplicado à luz. O efeito Doppler é o fenômeno que faz a sirene mudar de timbre quando uma ambulância se aproxima e passa por nós.

Essa galáxia tem um desvio vermelho de 8,55, o que a torna o objeto mais distante e antigo já visto.

Nessa época dos primórdios do universo, uma névoa de gás hidrogênio ocupava tudo, mas a radiação das primeiras galáxias provocava um processo chamado ionização, que alterou a natureza do hidrogênio.

O estudo "representa um salto fundamental adiante na cosmologia observacional", escreveu Michele Trenti, da Universidade do Colorado, Boulder, em um comentário na revista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.