• Carregando...

Uma bomba em um mercado lotado, no sul do Afeganistão, matou pelo menos 13 pessoas nesta quarta-feira, na província de Helmand, informou um funcionário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A bomba era aparentemente um artefato improvisado, no estilo daqueles comumente usados pelo Taleban, disse a fonte, que pediu anonimato. Mas o ataque também pode ter sido obra de narcotraficantes.

Segundo o funcionário, não há indícios de que tenha sido um atentado suicida. O ataque ocorreu nas proximidades da cidade de Lashkar Gah.

A fonte informou que helicópteros da força da Otan retiraram pelo menos 40 pessoas feridas do local do atentado, levando-as para hospitais regionais, entre eles um em Camp Bastion, a base operada pela Grã-Bretanha em Helmand.

O Ministério do Interior afegão afirmou que a bomba estava presa a uma bicicleta e foi detonada por controle remoto.

Pelo menos 45 pessoas, incluídas oito crianças, ficaram feridas no ataque. A bomba foi detonada perto de pessoas que se juntaram em fila para receber sementes, distribuídas gratuitamente pelo governo britânico, como parte de um projeto para os agricultores deixarem de plantar a papoula (matéria-prima para produzir ópio)

O ministro inteiro da agricultura da província de Helmand disse que o ataque pode ter sido obra de narcotraficantes, que tentam interromper o programa de cultivos alternativos.

Uma operação recente da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na cidade de Marjah, ao sul de Lashkar Gah, atacou o coração do negócio do ópio do Taleban.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]