Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Otan

Ataque aéreo no Afeganistão mata 25 civis

Uma operação aérea liderada por forças estrangeiras no Afeganistão matou 25 civis, incluindo 12 membros de uma mesma família, e 20 combatentes do Taliban, informou nesta sexta-feira o chefe policial da Província de Helmand.

Hussien Andiwal disse que a ação ocorreu na noite de quinta-feira como parte de uma ofensiva de forças estrangeiras e tropas afegãs contra integrantes do Taliban.

Um porta-voz dos militares dos Estados Unidos afirmou que não tinha comentário imediato sobre o incidente, mas a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que realizou a ação aérea depois que forças da aliança foram atacadas por insurgentes. A Otan tem uma força separada sob comando dos EUA.

"Estamos preocupados com informações de que alguns civis possam ter perdido a vida durante o ataque", declarou o tenente-coronell Mike Smith, porta-voz da Otan.

"Mas há que ser dito que foram os insurgentes que iniciaram este ataque e, ao escolher realizar tais ataques neste lugar e neste momento, o risco a civis foi provavelmente deliberado."

A ofensiva aconteceu no distrito de Girishk em Helmand, um antigo reduto do Taliban e a principal província produtora de drogas no Afeganistão, maior fornecedor de heroína do mundo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.