• Carregando...
 | JOHN MACDOUGALL/AFP
| Foto: JOHN MACDOUGALL/AFP

O alerta para ataque terrorista na Alemanha foi elevado depois que um caminhão invadiu uma feira de Natal em Berlim, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo 48, segundo a polícia local. Ainda não há informações sobre se foi um ataque terrorista semelhante ao que aconteceu em Nice, na França, em julho.

MAPA: Confira o local do atentando

VÍDEOS: Internautas registram incidentes

FOTOS: Imagens do ataque em Berlim

Merkel ‘em luto’ pelos mortos em feira de Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar “em luto” pelos mortes na feira natalina, nesta segunda-feira, em Berlim. “Estamos em luto e esperamos que os muitos feridos recebam a ajuda necessária”, disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, em sua conta no Twitter, em alusão às “terríveis notícias” vindas de Berlim.

Segundo informações da polícia alemã, o veículo teria invadido a calçada na rua Budapester Strasse, nas proximidades da igreja luterana de Gedächtniskirche, também conhecida como o memorial do Kaiser Wilhelm II. Bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e próximo do zoológico de Berlim, o local é um dos mais populares da cidade, e atrai muitos turistas diariamente.

A imprensa europeia está tratando o episódio como um “ataque deliberado”. “Isso é o que se pode dizer agora, mas é definitivamente um ataque terrorista”, avaliou o repórter do alemão Die Welt Newspaper Florian Flade, que foi entrevistado pelo canal de tevê britânico Sky News. Ele explicou que a área de inteligência da polícia já acompanhava a possibilidade de ataques terroristas em mercados da cidade - polo de atração de turistas de todo o mundo na época de Natal - , mas a avaliação da polícia, de acordo com o repórter, era de que a chance de isso ocorrer era pequena, por isso não havia nível de alerta elevado.

Há informações também ainda não confirmadas de que o motorista do caminhão, preso pela polícia alemã, é polonês. Outro ocupante do veículo acabou morrendo durante uma batida.

A polícia alemã avisou a população por meio do Twitter que não há indícios de mais nenhum ataque na cidade, mas pediu ainda assim que os alemães permaneçam em casa depois que do episódio no Breitscheidplatz.

Motorista

O motorista transportava 25 toneladas de produtos metalúrgicos, procedentes da Itália. O proprietário da empresa dona do caminhão confirmou o desaparecimento do polonês.“Não temos contato com ele desde esta tarde. Não sei o que aconteceu com ele. É meu primo. Eu o conheço desde a infância. Eu respondo por ele”, declarou Ariel Zurawski por telefone à AFP.

Questionado pelo canal de notícias 24 horas TVN24 sobre se o motorista se sentia ameaçado, ou em perigo, Zurawski respondeu “de modo algum”.Segundo Lukasz Wasik, um diretor da empresa, o contato com o motorista, de 37 anos, foi perdido por volta das 15h locais (12h, horário de Brasília).

“Não sabemos no que ele se transformou, se foi sequestrado, morto, não sabemos de nada. Estamos muito preocupados com ele”, declarou, acrescentando que “a última vez que estivemos com ele no telefone foi esta manhã, por volta das oito, ou nove”.

Nice

O incidente lembra o ataque terrorista de julho, na França, quando um tunisiano usou um caminhão de 19 toneladas para atropelar uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha numa praia em Nice, provocando a morte de 86 pessoas. Na ocasião, o motorista foi morto e o ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Em seu Twitter, o presidente da França, François Hollande, manifestou-se a respeito do ocorrido, expressando “solidariedade e compaixão à chanceler Merkel, ao povo alemão e aos familiares das vítimas de Berlim”.

Confira vídeos feitos pelos internautas

Localização

  • Paramédicos e policiais são fotografados nos arredores de onde ocorreu o ataque.
  • Em Berlim, polícia bloqueia o acesso a ruas próximas da igreja de Gedächniskirche, onde um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam em uma feira natalina.
  • Bombeiros trabalham na Budapester Strasse, onde o ato aconteceu.
  • Paramédicos, bombeiros e policiais trabalham na Budapester Strasse.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]