• Carregando...

Um suicida detonou explosivos num mercado da cidade paquistanesa de Parachinar nesta sexta-feira (17), matando pelo menos 25 pessoas e deixando 54 feridas, das quais 38 ainda estão hospitalizadas. Logo após o atentado, que foi desfechado contra os xiitas da cidade, a polícia precisou conter manifestações dos moradores nas ruas e atirou contra a multidão, matando mais três pessoas, disse um funcionário público do governo da província de Kurram, Wajid Ali.

"Pelo menos 25 pessoas foram mortas e 54 ficaram feridas quando um suicida que estava numa motocicleta se explodiu, no movimentado mercado", disse o principal administrador regional, Sahibzada Mohammad Anees, à agência France Presse.

Wajid Ali declarou que o alvo do ataque eram muçulmanos xiitas. Um comandante local ligado ao Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque, justificando a ação ao afirmar que os xiitas haviam atacado sunitas primeiro.

Kurram é a única província paquistanesa onda a maioria da população é muçulmana xiita. No resto do país, predominam os muçulmanos sunitas e conflitos sectários se tornaram frequentes nas últimas décadas. A província montanhosa tem ficado isolada do resto do Paquistão, uma vez que as estradas de acesso frequentemente são controladas por extremistas sunitas. Como fica na fronteira com o Afeganistão, muitas vezes os moradores viajam ao país vizinho antes de entrarem novamente no Paquistão para irem a Islamabad, Karachi ou outras regiões paquistanesas.

"Nós enviamos um suicida após ataques contra sunitas realizados por tribos xiitas na área", disse Fazal Saeed à France Presse por telefone, afirmando ser o líder do grupo Tehreek-e-Taliban Islami.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]