• Carregando...
O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, confirmou a autoria do ataque em pronunciamento na televisão
O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, confirmou a autoria do ataque em pronunciamento na televisão| Foto: EFE/EPA/YAHYA ARHAB

Pela primeira vez um ataque dos rebeldes houthis a um navio na região do Mar Vermelho provocou mortes de civis, relataram nesta quarta-feira (6) autoridades americanas.

Segundo fontes do governo americano ouvidas pela emissora CNN, um ataque atingiu um graneleiro com bandeira de Barbados de propriedade da Libéria no Golfo de Adem, no Mar de Omã, matando pelo menos dois membros da tripulação. Ao menos outras seis pessoas ficaram feridas.

O graneleiro foi abandonado depois do ataque e navios de guerra do Ocidente estão na área, para análise da situação. O porta-voz militar dos houthis, Yahya Sarea, confirmou a autoria do ataque em pronunciamento.

Os houthis iniciaram em outubro ataques a navios mercantes na região do Mar Vermelho, alegando que estavam ligados a Israel, e também contra navios de guerra de Estados Unidos e Reino Unido, estacionados naquelas águas para proteger a navegação comercial.

Essas ações do grupo terrorista, ligado ao Irã, estão sendo feitas em “solidariedade” aos palestinos, segundo suas lideranças. Em 7 de outubro, o Hamas realizou ataques terroristas contra Israel que mataram cerca de 1,2 mil pessoas e sequestrou outras 250 (cerca de cem permanecem reféns). Os atentados desencadearam a atual guerra na Faixa de Gaza.

Segundo autoridades do Ocidente, os houthis realizaram mais de 45 ataques com mísseis e drones contra navios comerciais e de guerra na região do Mar Vermelho, mas a maioria foi interceptada ou errou o alvo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]