Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Zelensky denuncia ataque russo com mais de 450 drones e 30 mísseis

ucrania ataques drones russia
Ucranianos instalam redes antidrone na região de Kharkiv. (Foto: Sergey Kozlov/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado que a Rússia atacou o país com drones suicidas e mísseis na noite passada, principalmente na região de Odessa (sul), mas também em Dnipropetrovsk (leste) e Cherkasy (centro). “No total, o inimigo utilizou mais de 450 drones de ataque e 30 mísseis de diferentes tipos”, denunciou o presidente em uma mensagem no Telegram. O golpe principal foi novamente dirigido contra o setor energético ucraniano, especialmente no sul e na região de Odessa.

Em Odessa, onde pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, segundo o Serviço Estatal de Emergências (DSNS), o impacto nas infraestruturas energéticas interrompeu o fornecimento de eletricidade e água em várias zonas. Mais de dez instalações civis foram danificadas em todo o país no ataque russo, denunciou o presidente. Milhares de famílias, segundo Zelensky, permanecem sem eletricidade nas regiões de Quirovogrado (centro), Mykolaiv (sul), Odessa, Sumy (nordeste), Kharkiv (leste), Kherson (sul) e Chernigov (norte). A Rússia também atacou as regiões de Dnipropetrovsk e Cherkasy.

“É importante que agora todos vejam o que a Rússia está fazendo. Cada um de seus atos de terror contra nosso povo, todos os ataques, demonstram claramente que não se trata de acabar com a guerra. Eles continuam querendo destruir nosso Estado e causar o maior sofrimento possível ao nosso povo”, lamentou Zelensky. O chefe de Estado ucraniano voltou a pedir a seus parceiros o reforço da defesa aérea e das capacidades do Exército na frente de batalha, mísseis de longo alcance e o aumento da pressão sobre a Rússia para que “todos os nossos esforços diplomáticos deem resultados”.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.